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- Noticias | tiflologia.pt
Video de apresentação Museu de Tiflologia Reportagem RTP 22/06/2023 Reportagem Sons que nos Tocam Jubilação do Professor Doutor Augusto Deodato Guerreiro https://fb.watch/l0mWJn7EYX/ 12º Prémios Ibermuseus No âmbito das candidaturas apresentadas ao Ibermuseos o Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia ficou em segundo lugar no meio de 115 projetos avaliados provenientes de 17 países. Este reconhecimento ilustra bem o trabalho executado pelo Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia em prol da acessibilidade e da inclusão. Fica pois aqui um agradecimento especial para a equipa da LUME - Associação de Cultura e Património e da Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa que vem colaborando abnegadamente para este projeto.
- jardim10 | tiflologia.pt
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- Galeria de fotos | tiflologia.pt
Arquivo Histórico de Imagens A História do Antigo Asilo de Cegos da Fundação Nossa Senhora da Esperança reproduzida em fotografias com mais de um século. Galeria
- Programa | tiflologia.pt
15 de junho 17h00 Sessão de Abertura do Congresso 16 de junho 09h00 1º Painel – Educomunicação, Arte e Cultura 14h30 2º Painel – Desenvolvimento Háptico Percepcional e da Suplência Multissensorial em Equidade Social 17 de junho 09h00 3º Painel – Ciência e Tecnologia na Engenharia da Habilitação/Reabilitação, Acessibilidades e Usabilidade 14h30 4º Painel – Ergonomia Espacial, Urbana e no Design Web, para a Orientação e Mobilidade com Autonomia e Independência Organização Centro Português de Tiflologia (CPTEI) Fundação Nossa Senhora da Esperança (FNSE) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) Comissão Organizadora João Palmeiro João Guimarães David Vaqueiro Ana Assis Pacheco Augusto Deodato Guerreiro Manuel de Azevedo Antunes Manuel da Costa Leite Maria de Lurdes Guerreiro Comissão Científica Augusto Deodato Guerreiro Ana Assis Pacheco Carlos Mourão Pereira Esmeraldo de Azevedo João Palmeiro Manuel de Azevedo Antunes Manuel da Costa Leite Mari a de Lurdes Guerreiro Serafim Queirós Comissão de Honra Sua Excelência o Dr. Jorge Sampaio, Ex Presidente da República Arquitecta Ângela Carvalho Ferreira, Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural Drª Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência Comendador Rui Azinhais Nabeiro Doutor António Ceia da Silva, Presidente CCDR Alentejo Doutora Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo Professor Doutor Mário Caneva Moutinho, Reitor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Professora Doutora Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora Professora Doutora Judite Medina do Nascimento, Reitora da Universidade de Cabo Verde Doutor Albano Silva, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre Professora Doutora Judite Santos Primo, Diretora da Área de Museologia da ULHT - Cátedra UNESCO António Manuel das Neves Nobre Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide Doutor Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Professor Doutor Manuel de Almeida Damásio, Administrador da COFAC Professor Doutor Alberto Trovão do Rosário, Presidente do Conselho de Administração da ONGD Causa Maior e da Mesa da Assembleia Geral do CPTEI Professora Doutora Fernanda Souto Bessa, Secretária-Geral da ONGD Causa Maior e Vice-Presidente do CPTEI Dr Joaquim Jorge, Adjunto Gabinete Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural Doutor Humberto Santos, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação Professora Doutora Maria Romeiras, Instituto de História Contemporânea, NOVA Lisboa Doutora Isabel Picão Abreu, Coordenadora ADER-AL Mesa de Abertura Dr João Palmeiro (Presidente do Conselho de Administração da Fundação Nossa Senhora da Esperança) Professor Augusto Deodato Guerreiro (Presidente do Centro Português de Tiflologia, CPTei) «Ciência e Tiflologia: Variáveis Tiflocientíficas para a Inclusão em Qualidade e Oportunidades Equitativas» 1º Painel – Educomunicação, Arte e Cultura Moderador: Professor Doutor Alberto Trovão do Rosário Presidente do Conselho de Administração da ONGD Causa Maior e da Mesa da Assembleia Geral do CPTei Professora Amanda Tojal, Ph.D. (ArteInclusão) “A contribuição da Experiência Multissensorial para a apreciação de Obras de Arte das pessoas cegas ou com baixa visão”. Arquiteta Ana Assis Pacheco, Ph.D (CEHR/ UCP) Adèle Sigaud e outras vírgulas da História da Tiflologia Professor Armando Malheiro da Silva, Ph.D (Universidade do Porto) «Infocomunicação e Educomunicação com a Pessoa Cega» Professor Manuel de Azevedo Antunes, Ph.D (ULHT) Do Índice de Desenvolvimento Humano aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com incidência nas Desequidades Jean Devost (pintor e escultor) Voir autrement: Cours de peinture pour malvoyants Aida Fortuny Lobato (Museo Tiflologico ONCE) Enjoying art beyond vision - Awareness of accessibility in art and education of the blind and visually impaired. Professor Manuel da Costa Leite, Ph.D (ULHT) Castelo de Vide i SENSORY GARDEN Professora Zélia Belo Torres, Ph.D (Instituto Piaget) Educomunicação Inclusiva: Estratégias Pedagógicas para Alunos com Baixa Visão 2º Painel – Desenvolvimento Háptico Percepcional e da Suplência Multissensorial em Equidade Social Moderadora: Mestre Susana Juzarte Vice-Presidente do Conselho Fiscal do CPTei Arquiteto Carlos Mourão Pereira, Ph.D (CiTUA, IST-ULisboa) «O Potencial Multissensorial da Inclusão da Condição de Cegueira no Ensino da Arquitetura» Professora Carlota Brazileiro, Ph.D (Instituto Piaget) Didática da Matemática para a Criança Cega em Contexto Inclusivo Professor Hélder Bértolo, Ph.D (Universidad Complutense de Madrid) Processamento Visual em Cegos Congénitos: um modelo para a imagética visual na ausência de percepção visual Professor Jorge Vilela de Carvalho, Diretor do Departamento de Desporto do IPDJ, I.P. Comunicação na área da psicomotricidade e Dinâmica Desportiva para Pessoas Cegas em Contexto Inclusivo Professor Serafim Queirós (Mestre em Educação Especial FMH/ULisboa) «Síntese dos Estudos das Neurociências, Psicologia e Fisiologia da Perceção Háptica Circunscrita à Função Percetivocognitiva da Mão» Professor Vítor da Fonseca, Ph.D (FMH/ULisboa) O Papel da Exploração Háptica na Aprendizagem da Pessoa Cega 3º Painel – Ciência e Tecnologia na Engenharia da Habilitação/Reabilitação, Acessibilidades e Usabilidade Professora Doutora Fernanda Souto Bessa Secretária-Geral da ONGD Causa Maior e Vice-Presidente do CPTEI Engenheiro Edwin Valdes (Director Ejecutivo de TifloEduca, Colombia) Ingeniería: Diseño Universal para una efectiva habilitación y rehabilitación Professor Francisco Godinho, Ph.D (UTAD/SUPERA) A investigação em Engenharia de Reabilitação para a autonomia das pessoas com deficiência visual ao longo dos tempos Professor José António Borges, Ph.D (UFRJ/Brasil) Matemática para estudantes cegos, do ensino fundamental à Universidade: uma metodologia inclusiva baseada no uso intensivo de ferramentas computacionais. Investigadora Professora Maria Romeiras Amado, Ph.D (Instituto de História Contemporânea/UNLisboa) «Da Ubiquidade do Virtual na Investigação: Relevância da Acessibilidade na Disponibilização de Recursos Históricos, Sociológicos e Culturais Online» Mestre Vera Rapagão (Fundação Raquel e Martin Sain) Lidando com uma Pandemia: Experiências de Formação à Distância Dirigida a Pessoas Cegas e com Baixa Visão 4º Painel – Ergonomia Espacial, Urbana e no Design Web, para a Orientação e Mobilidade com Autonomia e Independência Moderador - Dr Alexandre Cordeiro Presidente do Conselho Fiscal do CPTei Professor Domingos Rasteiro, Ph.D (Instituto Piaget) «As Pessoas Cegas e as Cidades Inclusivas: Uma Necessidade Emergente» Fredric K. Schroeder, Ph.D (President, World Blind Union) Autonomous Vehicles and the Blind: Expanding Opportunities for Full Integration Dr. Jorge Fernandes (AMA/Portugal) «Serviços Públicos Online em Portugal: o uso de leitores de ecrã como ferramenta de análise de práticas de acessibilidade e usabilidade» Lic. Matías Ferreyra, presidente Latin American Union of the Blind (ULAC) El diseño de entornos accesibles, la legislación y la participación de las Organizaciones de Personas con discapacidad en las políticas públicas Professor Júlio Damas Paiva (Mestre em Educação Especial pela FMH/ULisboa) «Orientação e Mobilidade: Ausência de Discurso neste Domínio» Professora Leonor Moniz Pereira, Ph.D (FMH - ULisboa) A Informação Sensorial na Orientação e Mobilidade: o Desenvolvimento da Criança Cega neste Contexto Dr. Rodrigo Santos (Presidente da Direção Nacional da ACAPO) “A administração Participada como paradigma de realização da sociedade inclusiva – o papel e a participação das pessoas com deficiência visual na construção de políticas públicas inclusivas”
- Julho | tiflologia.pt
Exposição de Esculturas Táteis Jardim Sensorial Manuel da Costa Leite Por Lucia Beijlsmit O título desta exposição reflete sua essência: revelar o que a pedra Escondido no seu interior. Na Holanda, a presença de rochas é escassa, já que o subsolo é composto principalmente de lama e areia. Portanto, foi uma enorme surpresa descobrir a diversidade de pedras no ambiente onde vive. Granito, ardósia, diabasa, mármore, arenito, calcário: para um escultor, esta variedade é um tesouro inesgotável. As rochas abrigam veias, rupturas, cores, cristais e brilhos, até contêm fósseis, encapsulando vida dentro das rochas, das quais mal temos ideia. Eles carregam consigo uma história. Por exemplo, a diabase, uma rocha de origem vulcânica presente nesta área, pode ter uma antiguidade de até 400.000.000 anos. Encontra a diabasa na forma de bolas redondas, peças irregulares e até pedaços enormes de 700 ou 800 quilos. Imagina que, em épocas passadas, as bolas menores eram usadas como armas de arremesso contra os inimigos ou como projéteis de canhão. O calcário, uma rocha sedimentar, formou-se no fundo do mar a partir de inúmeras conchas que foram depositadas durante centenas de milhões de anos. Ao esculpir o calcário, às vezes descubre fósseis dessas conchas. Quando o calcário é aquecido e derretido devido a movimentos tectônicos e altas temperaturas, sua composição química muda e o mármore, uma rocha metamórfica, é formado. O mármore que utiliza vem de Portugal. Toda a sua obra é feita com a técnica de escultura direta em pedra. O objetivo é preservar ao máximo todas as propriedades distintivas de cada rocha e mostrar-lhes o devido respeito. Além disso, deseja destacar as propriedades que não são facilmente perceptíveis, tirando-as à luz. Ao mesmo tempo, tenta danificar a pedra o mínimo possível ao adicionar o seu toque pessoal. Procura enfatizar os contrastes em cores, linhas e formas, tanto nas superfícies naturais como naquelas que lavreu e poliu. Procura sempre assimetria, linhas que se torcem, inclinadas ou oblíquas, formas curvas e retas, bem como linhas e formas que sejam naturais e orgânicas. www.luciabeijlsmit.com Urna excavada 2023 Diabasa 41x29x24cm ZigZag Equilibrio Bovedas - Alv
- Workshop 4 | tiflologia.pt
Programa Assistir
- Workshop 2 | tiflologia.pt
Programa Assista em direto
- 1º painel | tiflologia.pt
1º Painel – Educomunicação, Arte e Cultura Professora Amanda Tojal, Ph.D. (ArteInclusão) “A contribuição da Experiência Multissensorial para a apreciação de Obras de Arte das pessoas cegas ou com baixa visão”. Arquiteta Ana Assis Pacheco, Ph.D (CEHR/ UCP) Aguarda título Professor Armando Malheiro da Silva, Ph.D (Universidade do Porto) «Infocomunicação e Educomunicação com a Pessoa Cega» Professor Manuel de Azevedo Antunes, Ph.D (ULHT) Do Índice de Desenvolvimento Humano aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com incidência nas Desequidades Professor Manuel Costa Leite, Ph.D (ULHT) Aguarda título Professora Zélia Belo Torres, Ph.D (Instituto Piaget) Educomunicação Inclusiva: Estratégias Pedagógicas para Alunos com Baixa Visão
- Centro de Investigação | tiflologia.pt
Centro de Investigação em Tiflologia Augusto Deodato Guerreiro Investigação, Formação e Consultoria nas áreas interdisciplinar e multidisciplinar da tiflologia, como estudo sistemático sobre a problemática da cegueira (na qualidade de ciência humana e social), da acessibilidade e usabilidade nos diversos domínios do conhecimento, inclusive no da socio museologia, com particular incidência nas necessidades ergonómico-espaciais, sociocomunicacionais e háptico-multissensoriais, educomunicacionais e culturais das pessoas cegas, sempre numa perspetiva de inclusão em qualidade e oportunidades equitativas. Investigação e desenvolvimento em “Estudos Ergonómico - Espaciais e Multissensoriais na Diversidade e Equidade em Socio Museologia” Realização de formação específica e centrada nas valências sociomuseológicas a desenvolver em equidade para pessoas cegas e normovisuais. Realização de estudos ergonómico-espaciais/cósmico sensoriais Relacionamento e interação com o meio, mobilidade no meio, autonomia e independência nos espaços morfológicos e geográficos da Vila de Castelo de Vide e imediações histórico culturais Entre em contacto Augusto Deodato Guerreiro Natural de Alvalade Sado, Licenciado em História (ULisboa), Pós-Graduado em Ciências Documentais (UCoimbra), Doutor em Ciências da Comunicação, Especialidade Comunicação e Cultura (UNL), Agregado em Ciências da Comunicação, Especialidade Comunicação e Cultura Inclusivas (UTAD). Professor Catedrático com Agregação (ECATI/ULHT), aí fundando e dirigindo o Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, as PGs em “Educação Especial - Alunos Cegos e com Baixa Visão”, “Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância” e “Comunicação e Mediação Cultural na Cidade para Todos”, Cursos Livres em “Braille”, “Audiodescrição” e “Acessibilidade e Usabilidade Web/E-Learning”, Investigador no CICANT/ECATI/ULHT, Presidente do Centro Português de Tiflologia/FNSE, Diretor/Orientador de investigação avançada/Doutoramentos e Pós-Doutoramentos em Portugal e no estrangeiro. Na carreira técnica superior (CMLisboa), chegou a Assessor Principal (Bibliotecas e Documentação), aí fundando e dirigindo o Gabinete de Referência Cultural – Pólo Interactivo de Recursos Especiais, Dinamização Cultural: Revista Áudio/Digital e as Atividades Culturais nas Bibliotecas Municipais. Aprofunda questões de ordem pedagógico educomunicacional e cultural, numa perspetiva holística em equidade inclusiva, nas áreas das Ciências da Comunicação, da Informação e da Educação. Diretor científico/autor/coautor de cerca de quatro dezenas e meia de livros e autor de mais de três centenas e meia de artigos.
- Workshop 3 | tiflologia.pt
Programa Assista ao Workshop
- jardim1 | tiflologia.pt
Jardim Sensorial (c) CEV/MT / Ana Luísa Cruz